sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lista de presentes

É muito prático, e não é absolutamente deselegante, fazer lista de presentes. Facilita a vida de seu convidado, que poupará horas de indecisão nas lojas. O que é deselegante é enviar juntamente com o convite a relação de lojas onde você colocou sua lista. Não ache que todos entenderão que você só quer ser prática e facilitar a vida deles. Não é exatamente assim. Os presentes fazem parte da tradição das festas de casamento, mas não são absolutamente obrigatórios. Os noivos devem deixar que a iniciativa de perguntar sobre a lista de presentes parta do convidado. Ao entregar o convite, caso seja perguntado, diga onde colocou suas listas de presentes. Seus convidados poderão perguntar também sobre elas ao seu cerimonial, aos seus familiares ou aos amigos mais próximos. As lojas costumam fornecer cartõezinhos com uma chuva de sugestões de presentes para serem colocados dentro dos convites, mas repetimos: isso é deselegante! Pegue somente alguns cartões para fornecer o endereço ao cerimonial e também para que seus familiares possam saber onde estão as listas e informar a quem pedir. Segundo Gloria Kalil, ainda não encontraram uma maneira elegante de se pedir dinheiro, logo, também não somos a favor de cotas para viagem de lua de mel ou para a compra de um presente maior.

Faça sua lista em casa antes de ir à loja, pois assim você poupará o seu tempo e o da vendedora e não correrá o risco de ter algum item “empurrado” pela loja.

Ao colocar sua lista de presentes, escolha lojas que mais se identifiquem com o seu gosto e que lhe ofereçam mais opções Antes de fechar definitivamente com a loja, informe-se se você poderá trocar os presentes, qual o prazo e em que condições devem estar os presentes para troca (na caixa, dentro do celofane, com a nota fiscal). Sugerimos que deixe uma lista básica em uma loja maior e outras listas, com artigos mais personalizados, em lojas menores, que mais se identifiquem com o seu estilo.

Seu convidado adorará saber se você gostou do presente e se sabe qual ele enviou. Para não esquecer, ao receber o presente escreva atrás do cartão o item que foi enviado. Achamos também muito prático escrever o presente oferecido no campo “presentes” da lista de convidados “Tangerine”. Nessa lista você já terá o endereço do convidado e isso facilitará em muito escrever os cartões de agradecimento, sempre escrito à mão e especificando o item recebido como presente. Exemplo: Adoramos o lindo faqueiro que você nos ofereceu. Obrigado pelo seu carinho e atenção. Esses cartões deverão ser enviados até um mês após a sua volta da lua de mel. Mande fazer os cartões de agradecimento junto com os convites de casamento. Aproveite também o envio desses cartões para oferecer o endereço de sua nova residência. Caso você, sua mãe ou parente próximo tenha disponibilidade para telefonar ao convidado agradecendo assim que receber o presente, não haverá necessidade de enviar o cartão de agradecimento e o convidado ficará também muito feliz com sua atenção, pois quem presenteia gosta de saber que o seu presente foi bem recebido.

Na hora de relacionar os itens que vão compor a lista de presentes e a do chá de panela, é fundamental não deixar para trás objetos essenciais para a vida de casada. Para isso, vale contar com a ajuda da mãe e da sogra e, é claro, ter sempre uma “lista-guia” em mãos. No próximo post iremos publicar nossa sugestão para uma lista de presentes.

Nenhum comentário: