segunda-feira, 13 de maio de 2013

Convites e seus trajes























"O vestir sabiamente influi no ser e no acontecer.
Somos por dentro o que confessamos por fora, revelando
gostos e preferências. A roupa não é só cartão de visita,
é carta aberta para ser lida até por analfabetos."

Carlos Drummond de Andrade

Felicidade do Drummond ao descrever o vestir e nos mostrar a sua simbologia. O termo inglês dress code, código de vestuário, exprime muito bem essa nossa necessidade de estarmos adequados ao evento. Oferecer ao convidado o código que deverá seguir, para se sentir adequadamente vestido para a ocasião, proporciona ao mesmo uma dose extra de segurança e traquejo em momentos em que esses requisitos terão grande importância Acho oportuno e simpático que no convite venha sempre colocado com clareza o traje para a ocasião, pois sempre que recebemos um convite em que o traje não está escrito temos que fazer um trabalho de detetive para interpretarmos seus dizeres e evitarmos constrangimentos. Certamente o convidado deve vestir-se para um evento observando a consideração que ele tem por quem o convidou, tomando sempre o cuidado de não ostentar e, educadamente, deixar que seu anfitrião brilhe. Essa também deverá ser a atitude do anfitrião e, assim, concluímos que a elegância está em vestir-se de maneira mais natural, correta e adequada possível. Em jantares, aniversários de amigos e outros convites, às vezes feitos de modo informal, aconselho, então, perguntar o traje. Se não tiver bastante intimidade com o anfitrião, pergunte a alguém que tenha ou apele para o seu bom senso, considerando o local do evento e o horário. Quando o convite especifica o traje, tudo fica mais fácil e é só seguir regrinhas antigas que muito nos ajudam nesse momento.

Traje Esporte
Deve ser usado em eventos informais, como almoços, festas de crianças, batizados, exposições. As mulheres podem usar saias, calças ou vestidos em tecido sem brilho, terninhos mais simples, estampas, saltos baixo ou não. As bolsas podem ser médias ou grandes. O grau de informalidade da roupa e das bijuterias deve ser adequado à ocasião e ao local do evento. Um traje esporte para ir a um churrasco não é logicamente o mesmo usado em uma cerimônia de batismo. O bom senso deve sempre prevalecer. Para os homens, a informalidade também é mantida e podem ser usadas calças de sarja, jeans ou gabardine com camisas de gola pólo e suéteres. Traje esporte não é sinônimo de desleixo e por essa razão ficam de fora jeans desbotados ou rasgados, tênis e sapatos detonados.

Traje Passeio
É às vezes chamado de “esporte fino”. É o traje exigido em alguns casamentos informais, almoços, vernissages, conferências e outros eventos um pouco mais formais. As mulheres podem exibir um visual mais arrumado que no traje esporte e usar vestidos, tailleurs, blusas e calças mais elegantes em bons tecidos, sapatos de salto médio a alto e bolsas em tamanho médio, para evento diurno, ou menores, se for noturno. Não é elegante usar excesso de brilho nas roupas e sapatos, transparências e decotes profundos. Para os homens, se o evento for diurno, até às 18h, usam-se camisa e blazer sem gravata ou terno claro com gravata, em algumas situações. Se o evento for noturno, terno e gravata.

Traje passeio completo
Também chamado de “social”. É o traje para casamentos formais, jantares, coquetéis, concertos. Para mulheres é a ocasião de usar vestidos, saias e blusas em tecidos mais sofisticados, acetinados ou com leve brilho. Decotes e certa dose de brilhos e transparências são permitidos, mas deve-se considerar o tipo de evento e o bom senso é mais uma vez bem vindo. O comprimento não precisa ser longo, as bolsas devem ser pequenas e os saltos devem ser altos. Os homens devem usar terno escuro, camisa de preferência clara e lisa, gravata com padrões elegantes e mais discretos e sapatos de couro, de amarrar.

Traje black tie
É o traje “a rigor”. Se no convite estiver escrito “habillée”, leia-se “black tie”. É o traje indicado para bailes em geral, bailes de formatura, grandes premiações e comemorações especiais que especifiquem esse traje. Para mulheres, vestidos longos sofisticados, mas os curtos também são permitidos, assim como tops e saias em tecidos luxuosos e pantalonas largas em tecidos mais nobres. Os vestidos podem ter decotes mais profundos, transparências, brilho ou bordados. As bolsas devem ser pequenas e os sapatos e sandálias de salto. Para os homens, o tradicional smoking: calça preta com fita preta acetinada nas laterais, paletó curto com lapela de cetim preto, faixa ou colete preto (nunca ambos!), camisa social branca, que pode ter a frente trabalhada, e, como diz o nome, gravata borboleta preta. Meias na cor preta, preferencialmente em seda, sapato clássico preto ou em verniz.

Aconselho àqueles que se sintam inseguros quanto ao que usar em determinado evento importante procurar um bom consultor de moda e estilo, tal como a minha amiga Maria Regina Costa.

Nenhum comentário: